quarta-feira, 17 de agosto de 2011

OSSOS DO CRÂNIO


1.1 OSSOS DO CRÂNIO

1.2 Ossos do Viscerocrânio
Uma caracteristica comum que os ossos do viscerocranio e do neorocranio apresenta e a uniao  dos ossos da face, são unidos de maneira imóvel por suturas, com exceção da mandíbula, que possui uma articulação móvel denominada ATM, no qual articula-se com o temporal.Os ossos da face ou seja do viscerocranio são num total de 14, são eles:

1 mandíbula
1 vômer
2 maxilas
2 zigomáticos
2 nasais
2 lacrimais
2 conchas nasais inferiores
2 palatinos

1.3) Nasais ( 2 )
Os ossos nasais são dois Formam a ponte do nariz, Superiormente articulam-se com o frontal, formando  uma pequena porção do teto da cavidade nasal.


1.4) Palatinos ( 2 )
 São dois e  Formam a parte posterior do teto da boca ou palato duro ou o assoalho do nariz.
 Os Palatinos tem como principais acidentes e estruturas :dos  
·        Forame palatino maior
·        Forame palatino menor
·        Espinha nasal posterior
·        Lâmina horizontal



1.5) Maxilas ( 2 )
Como o palatino as maxilas tambem são dois e Formam o maxilar superior, originando junto com os ossos palatinos a região denominada de palato. São articuladas ao nível da sutura intermaxilar na linha mediana.
 Fusão esta que e verificada  normalmente  e se completa antes do nascimento. Quando os dois ossos não se unem, o defeito é conhecido como fenda palatina e geralmente está associado ao lábio leporino. Principais acidentes e estruturas das maxilas:

·        Forame infra-orbitário
·        Espinha nasal anterior
·        Sutura intermaxilar (palatina mediana)
·        Fossa incisiva
·        Processo alveolar e processo palatino
·        Seios maxilares

1.4) Zigomáticos ( 2 )
Os zigomaticos são pares e tambem são chamados de malares ou maçã do rosto, localizando-se sobre as maxilas e formando parte da parede lateral e do assoalho da órbita,os zigomaticos dao a forma a cada rosto e tem como  Principais acidentes e estruturas dos zigomáticos:

·        Forame zigomático facial
·        Processos frontal e temporal
·        Arco zigomático junto com os ossos temporais




1.5) Lacrimais ( 2 )

São ossos pares e formam parte da órbita no ângulo interno do olho, localizado atrás do processo frontal da maxila,eles Apresentam uma fossa onde se localiza o saco lacrimal com um canal para a passagem do ducto nasolacrimal.




1.6) Conchas nasais inferiores ( 2 )

São dois,também chamados de turbilhonantes ou cornetos nasais inferiores ,estao  localizados lateralmente na cavidade nasal, inferiormente as conchas médias e superiores, que pertencem ao osso etmóide. As conchas nasais inferiores ou turbilhonantes são maiores e são independentes, entrando na contagem dos ossos da face.


1.7) Vômer ( 1 )

Ao contrario dos lacrimais o vomer e um osso único ou seja e impar e achatado,  único na porção póstero-inferior do septo nasal, como uma lâmina. Possui dois lábios, chamados de alas as quais se articulam superiormente com o esfenóide.

1.8) Mandíbula ( 1 )

Osso impar,também chamado de maxilar inferior é um osso único e o mais forte e mais longo osso de toda face. É também o único osso do crânio e face que possui uma articulação móvel,permitindo deste modo os movimentos que efecctuamos durante a fala e a mastigacao.Tem como Principais acidentes e estruturas :

·        Processos condilar e coronóide 
·        Se divide em dois ramos, num corpo e em dois ângulos
·        Forames mentonianos e mandibulares
·        Incisura
·        Borda alveolar
·        Língula

2- Hióide ( 1 )
Osso do esqueleto axial que não se articula com nenhum outro osso do corpo. Está suspenso a partir do processo estilóide do osso temporal e por dois ligamentos estilóides. Tem a forma de ferradura e suporta a língua. O osso hioide e um osso indepependente mais ao descrevermos os ossos do cranio e descrito como pertencente ao ossos do viscerocranio. 

esperro ter Ajudado. Siamito Ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário