quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Tecido Nervoso- estudantes



A origem embriológica do sistema nervosa é o folheto embrionário – a ectoderme.
A ectoderme espessa-se formando a placa neural, nesta surge o sulco neural que se aprofunda para formar a goteira neural. Desta forma-se o tubo neural que é a partir dele que se forma o sistema nervoso.

Tecidos são conjuntos de células similares e das substâncias que as envolvem, o tecido nervoso cobre todo o sistema nervoso o qual divide-se anatómicamente em duas partes : o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

O sistema nervoso central – do qual fazem parte o encéfalo e a medula espinhal. O sistema nervoso central inclui além da medula espinhal cuja função é conductora e coordenadora, o encéfalo, o metencéfalo ou encéfalo posterior, cerebelo, bolbo raquidiano, protuberância, o mesencéfalo ou encéfalo médio, sistema recticular activante, o protencéfalo ou encéfalo anterior, cérebro, sistema límbico, tálamo e hipotálamo.

O sistema nervoso periférico – inclui doze pares de nervos cranianos, com os seus ramos e trinta e um pares de nervos espinhais com seus ramos. O sistema nervoso periférico conduz impulsos dos receptores sensitivos para o sistema nervoso central e impulsos destes para os efetores. Em particular está em contacto com os os músculos regulando o seu movimento e com os tecidos glandulares ou glândulas regulando a sua actividade secretora.








Resumo da composição do sistemas nervoso central e periférico



Esquema 1 composição do sistemas nervoso

Composição do tecido nervoso

O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam fora ou mesmo no interior do organismo. Ao ser estimulado esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, as vezes por distâncias relativamente grandes.
Este tecido é formado por células excitáveis especializadas em transmitir estímulos ou impulsos nervosos graças a uma série muito complexa de actividades fisico-quimicas da sua membrana. As células que formam o tecido nervoso podem ter diversas formas, características, comprimentos e funções muito diversas segundo o papel que desempenha cada uma.

O tecido nervoso é um tecido especial que contém dois tipos importantes de células que são: os neurônios que são elementos activos da condução e a neuróglia, as células da neuróglia são responsáveis pelo suporte e sustentação dos neurônios.

Os neurônios estão situados no sistema nervoso central ou nos gânglios nervosos, são estes responsáveis pela recepção, processamento e transmissão estímulos, ademais influenciam diversas actividades do organismo e liberam neurotransmissores e outras moléculas informacionais.
O neurônio é a unidade básica do sistema nervoso que conduz um impulso eléctrico de uma parte do corpo para outra.
O neurônio consiste em um corpo celular também conhecido como pericário ou soma contendo um único núcleo, a maioria dos organelos, entre outros o corpo celular do neurônio contém os corpúsculos de Nissl que é o conjunto associado do rectículo endoplasmático e os ribossomas, aparelho de golgi, mitocôndria, lisossomas,
e um ou mais prolongamentos citoplasmáticos que variam quanto ao número, forma e comprimento.
.
Os prolongamentos citoplasmáticos são de dois tipos, chamados de axônios e dendrites.
Um axônio é uma extensão citoplasmática alongada simples que leva os impulsos para longe do corpo celular. A substância axônica ou axoplasma é semelhante a uma geléia.

O axônio tem um contorno liso, é de diâmetro constante, tem bainhas e termina em ramificações menores, que formam junções com os efetores e os outros neurônios.
Há apenas um axônio por neurônio, porém podem surgir ao longo de um axônio ramificações laterais chamadas de colaterais.

O axônio conduz os impulsos nervosos do corpo do neurônio onde se originaram, até ao seu extremo distal que termina em uma pequena dilatação denominada terminação sináptica ou terminal sináptico.

Os dendritos são processos que levam um impulso na direcção do corpo celular.
O dendrito conduz os impulsos nervosos até ao corpo do neurônio.

Dendrites próximos do corpocelular contém corpúsculos de Nissl e parte do aparelho de golgi, porém os principais oorganelos citoplasmáticos das dendrites consistem em neurofilamentos e microtúbulos.

Função do sistema nervoso central

1. Organizar e coordenar directamente ou indirectamente o funcionamento de quase todas as funções do organismo tais como motoras, vísceras, endócrinas e psíquica
2. Detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensórias representados por calor, luz, energia mecânica e modificações químicas
3. Estabelecer as condicoes intrinsicas do organismo como pressão sanguínea, tensão de oxigénio e de dióxido de carbono, teor de glicose, de hormonios e de pH do sangue.
4. Participa nos padrões de comportamento como os relacionados com alimentacao, reproducao, defesa e interacao com outros seres.
5. A aprendizagem e a memoria permitem a mudança apropriado do comportamento, em resposta ao estimulo ao ambiente, com base nas experincias anteriores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário