quarta-feira, 17 de agosto de 2011

OSSOS DO CRÂNIO


1.1 OSSOS DO CRÂNIO

1.2 Ossos do Viscerocrânio
Uma caracteristica comum que os ossos do viscerocranio e do neorocranio apresenta e a uniao  dos ossos da face, são unidos de maneira imóvel por suturas, com exceção da mandíbula, que possui uma articulação móvel denominada ATM, no qual articula-se com o temporal.Os ossos da face ou seja do viscerocranio são num total de 14, são eles:

1 mandíbula
1 vômer
2 maxilas
2 zigomáticos
2 nasais
2 lacrimais
2 conchas nasais inferiores
2 palatinos

1.3) Nasais ( 2 )
Os ossos nasais são dois Formam a ponte do nariz, Superiormente articulam-se com o frontal, formando  uma pequena porção do teto da cavidade nasal.


1.4) Palatinos ( 2 )
 São dois e  Formam a parte posterior do teto da boca ou palato duro ou o assoalho do nariz.
 Os Palatinos tem como principais acidentes e estruturas :dos  
·        Forame palatino maior
·        Forame palatino menor
·        Espinha nasal posterior
·        Lâmina horizontal



1.5) Maxilas ( 2 )
Como o palatino as maxilas tambem são dois e Formam o maxilar superior, originando junto com os ossos palatinos a região denominada de palato. São articuladas ao nível da sutura intermaxilar na linha mediana.
 Fusão esta que e verificada  normalmente  e se completa antes do nascimento. Quando os dois ossos não se unem, o defeito é conhecido como fenda palatina e geralmente está associado ao lábio leporino. Principais acidentes e estruturas das maxilas:

·        Forame infra-orbitário
·        Espinha nasal anterior
·        Sutura intermaxilar (palatina mediana)
·        Fossa incisiva
·        Processo alveolar e processo palatino
·        Seios maxilares

1.4) Zigomáticos ( 2 )
Os zigomaticos são pares e tambem são chamados de malares ou maçã do rosto, localizando-se sobre as maxilas e formando parte da parede lateral e do assoalho da órbita,os zigomaticos dao a forma a cada rosto e tem como  Principais acidentes e estruturas dos zigomáticos:

·        Forame zigomático facial
·        Processos frontal e temporal
·        Arco zigomático junto com os ossos temporais




1.5) Lacrimais ( 2 )

São ossos pares e formam parte da órbita no ângulo interno do olho, localizado atrás do processo frontal da maxila,eles Apresentam uma fossa onde se localiza o saco lacrimal com um canal para a passagem do ducto nasolacrimal.




1.6) Conchas nasais inferiores ( 2 )

São dois,também chamados de turbilhonantes ou cornetos nasais inferiores ,estao  localizados lateralmente na cavidade nasal, inferiormente as conchas médias e superiores, que pertencem ao osso etmóide. As conchas nasais inferiores ou turbilhonantes são maiores e são independentes, entrando na contagem dos ossos da face.


1.7) Vômer ( 1 )

Ao contrario dos lacrimais o vomer e um osso único ou seja e impar e achatado,  único na porção póstero-inferior do septo nasal, como uma lâmina. Possui dois lábios, chamados de alas as quais se articulam superiormente com o esfenóide.

1.8) Mandíbula ( 1 )

Osso impar,também chamado de maxilar inferior é um osso único e o mais forte e mais longo osso de toda face. É também o único osso do crânio e face que possui uma articulação móvel,permitindo deste modo os movimentos que efecctuamos durante a fala e a mastigacao.Tem como Principais acidentes e estruturas :

·        Processos condilar e coronóide 
·        Se divide em dois ramos, num corpo e em dois ângulos
·        Forames mentonianos e mandibulares
·        Incisura
·        Borda alveolar
·        Língula

2- Hióide ( 1 )
Osso do esqueleto axial que não se articula com nenhum outro osso do corpo. Está suspenso a partir do processo estilóide do osso temporal e por dois ligamentos estilóides. Tem a forma de ferradura e suporta a língua. O osso hioide e um osso indepependente mais ao descrevermos os ossos do cranio e descrito como pertencente ao ossos do viscerocranio. 

esperro ter Ajudado. Siamito Ferro

O Tecido Nervoso- estudantes



A origem embriológica do sistema nervosa é o folheto embrionário – a ectoderme.
A ectoderme espessa-se formando a placa neural, nesta surge o sulco neural que se aprofunda para formar a goteira neural. Desta forma-se o tubo neural que é a partir dele que se forma o sistema nervoso.

Tecidos são conjuntos de células similares e das substâncias que as envolvem, o tecido nervoso cobre todo o sistema nervoso o qual divide-se anatómicamente em duas partes : o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

O sistema nervoso central – do qual fazem parte o encéfalo e a medula espinhal. O sistema nervoso central inclui além da medula espinhal cuja função é conductora e coordenadora, o encéfalo, o metencéfalo ou encéfalo posterior, cerebelo, bolbo raquidiano, protuberância, o mesencéfalo ou encéfalo médio, sistema recticular activante, o protencéfalo ou encéfalo anterior, cérebro, sistema límbico, tálamo e hipotálamo.

O sistema nervoso periférico – inclui doze pares de nervos cranianos, com os seus ramos e trinta e um pares de nervos espinhais com seus ramos. O sistema nervoso periférico conduz impulsos dos receptores sensitivos para o sistema nervoso central e impulsos destes para os efetores. Em particular está em contacto com os os músculos regulando o seu movimento e com os tecidos glandulares ou glândulas regulando a sua actividade secretora.








Resumo da composição do sistemas nervoso central e periférico



Esquema 1 composição do sistemas nervoso

Composição do tecido nervoso

O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam fora ou mesmo no interior do organismo. Ao ser estimulado esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, as vezes por distâncias relativamente grandes.
Este tecido é formado por células excitáveis especializadas em transmitir estímulos ou impulsos nervosos graças a uma série muito complexa de actividades fisico-quimicas da sua membrana. As células que formam o tecido nervoso podem ter diversas formas, características, comprimentos e funções muito diversas segundo o papel que desempenha cada uma.

O tecido nervoso é um tecido especial que contém dois tipos importantes de células que são: os neurônios que são elementos activos da condução e a neuróglia, as células da neuróglia são responsáveis pelo suporte e sustentação dos neurônios.

Os neurônios estão situados no sistema nervoso central ou nos gânglios nervosos, são estes responsáveis pela recepção, processamento e transmissão estímulos, ademais influenciam diversas actividades do organismo e liberam neurotransmissores e outras moléculas informacionais.
O neurônio é a unidade básica do sistema nervoso que conduz um impulso eléctrico de uma parte do corpo para outra.
O neurônio consiste em um corpo celular também conhecido como pericário ou soma contendo um único núcleo, a maioria dos organelos, entre outros o corpo celular do neurônio contém os corpúsculos de Nissl que é o conjunto associado do rectículo endoplasmático e os ribossomas, aparelho de golgi, mitocôndria, lisossomas,
e um ou mais prolongamentos citoplasmáticos que variam quanto ao número, forma e comprimento.
.
Os prolongamentos citoplasmáticos são de dois tipos, chamados de axônios e dendrites.
Um axônio é uma extensão citoplasmática alongada simples que leva os impulsos para longe do corpo celular. A substância axônica ou axoplasma é semelhante a uma geléia.

O axônio tem um contorno liso, é de diâmetro constante, tem bainhas e termina em ramificações menores, que formam junções com os efetores e os outros neurônios.
Há apenas um axônio por neurônio, porém podem surgir ao longo de um axônio ramificações laterais chamadas de colaterais.

O axônio conduz os impulsos nervosos do corpo do neurônio onde se originaram, até ao seu extremo distal que termina em uma pequena dilatação denominada terminação sináptica ou terminal sináptico.

Os dendritos são processos que levam um impulso na direcção do corpo celular.
O dendrito conduz os impulsos nervosos até ao corpo do neurônio.

Dendrites próximos do corpocelular contém corpúsculos de Nissl e parte do aparelho de golgi, porém os principais oorganelos citoplasmáticos das dendrites consistem em neurofilamentos e microtúbulos.

Função do sistema nervoso central

1. Organizar e coordenar directamente ou indirectamente o funcionamento de quase todas as funções do organismo tais como motoras, vísceras, endócrinas e psíquica
2. Detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensórias representados por calor, luz, energia mecânica e modificações químicas
3. Estabelecer as condicoes intrinsicas do organismo como pressão sanguínea, tensão de oxigénio e de dióxido de carbono, teor de glicose, de hormonios e de pH do sangue.
4. Participa nos padrões de comportamento como os relacionados com alimentacao, reproducao, defesa e interacao com outros seres.
5. A aprendizagem e a memoria permitem a mudança apropriado do comportamento, em resposta ao estimulo ao ambiente, com base nas experincias anteriores.



As aparencias realmente enganam


Uma vez, nos confins recônditos, dum beco muito pouco conhecido por população que na beira e no interior da cidade residem. Num, mas num beco mesmo, em que a população vive de produtos retirados da Terra, Terra essa mais bem nutrida que os indivíduos que nela os seus corpos desprovidos de aconselháveis massas corporais se apoiam, fazia parte dela porem, um Jovem Rapaz de olhar forte e brilhante como a luz do sol num deserto, com uma pele lisa, sensual, suave como se ele usufruísse de produtos cosméticos proveniente de uma cidade adjacente ao beco, um jovem que despertava em donzelas, senhoritas e senhoras e ate em jovens do mesmo género, um ar de conversa, palpites e não só elogios como a má falácia em relação a sua personalidade. Mas que personalidade? Perguntei-me quando com um ancião conversava, pois para mi, e para muitos outros, as aparências raramente revelam o estado espiritual, a alma, ou o verdadeiro “eu” de um indivíduo, as aparências não nos torna aptos de opinar sobre aquilo que é a verdadeira personalidade de um indivíduo, eis o que muitos dizem “não julgueis pela aparência” e eu redigo, não determineis a verdadeira personalidade de um indivíduo ou pessoa (como preferir), pela característica física da mesma, pois a verdadeira personalidade centra-se naquilo que chamamos de interior, da alma de um individuo, e alma, não encontra-se no físico, eis a razão de eu não acreditar no famoso “amor a primeira vista”. Mas, abstendo-me de opiniões pessoais, voltemos a aquilo que interessa, continuemos com os detalhes do jovem galã, jovem este que a sua sociedade o chamava de um estrangeiro perdido no tal beco. Será? E porque é que o “todo-poderoso” permite que assim o tratem? Mas, não interessa, pois, devemos contemplar das maravilhas que o todo-poderoso criou, da maneira que esta, e não critica-las. Pois conheci um outro jovem do beco em causa, que uma vês, pôs-se a questionar criticando o estado das coisas, armado em sábio, intrigado, questionou-se sobre qual a razão de uma maçaniqueira tão gigante dar frutos tão pequeno, mas tão pequeno quanto a maçanica? E uma aboboreira tão desprotegida, sensível e pequena pudesse dar um fruto tão gigante como a abóbora e não o contrario? Agora, imagina-te tu sentado, aproveitando uma doce sombra por baixo de uma massaniqueira e, ao invés de uma maçanica caísse uma abóbora em sua cabeça! Por isso, digo sempre aos amigos, Deus sabe “o por que” das coisas. E em relação ao tal Jovem galã, será que Ele também sabe das razões dos adjectivos que sobre ele recaíam? Eu digo de novo: Sabe sim! Pois alem de todas essas características que nos olhos dos Homens parece ser perfeita, o mesmo jovem não passava de um moribundo, aproveitador de raparigas, desonesto e avarento. Pois é, o que achas destas características agora? O mesmo jovem ainda continua a ter uma personalidade digna de se admirar em seus olhos? Se, eu continuasse pensando que sim, então me considerava um cego da alma, pois este encontra-se em pior condições “que um cego de olhos”, porque além da não puder ver a realidade física, não pode senti-la. Repare que num final de ano, apareceu neste beco, uma nobre donzela linda, que na primeira impressão dava a perceber que era a rapariga dos sonhos de muitos rapazes na altura, que através da sua aparência, deixava senhoras cobiçando-a como se fosse suas nora. Mas realmente, tratava-se de alguém que na altura chamavam de “chique”, com um olhar resplandecente, parece que comprava o oxigénio que respirava, uma donzela muito bem trajada com um andar de quem tivesse calçando sandálias bem novas e de elevado valor na cidade, um andar de como se não quisesse encostar a nutrida Terra. E o jovem, aproveitador de quase todas as raparigas do beco, atrevido, estava logo soltando charmes e olhares por cima da rapariga. Baseando-se naquilo que chamo de “poder de sedução”, conseguiu chamar atenção da nobre donzela e, desfrutou de bons momentos de conversa ao lado dela, conquistou sua amizade. Havia porém, um mistério! Ninguém sabia explicar a proveniência da tal donzela, de onde será que ela veio? Perguntavam-se as pessoas da região. Mas do outro lado, não se contentando apenas com a amizade, o nosso galã convidou a rapariga para um lanche num riacho bem próximo ao beco, convite aceite. Durante o lanche, no tal riacho que contemplava de um ar tranquilo, um ambiente calmo, o nosso galã tentou agressivamente desnudar a rapariga, com objectivos de praticar actos sexuais. Tentando resistir por muito tempo, a linda donzela (ate o momento), não resistiu e, o jovem galã com sucesso conseguiu arrancar os trazes da rapariga. Porém, um minuto depois de observar interiormente a rapariga de baixo para cima e vice-versa, o jovem tornou-se cego. Até hoje, nada sabe-se da, desde agora então, possível donzela. O nosso jovem galã, continua até aos dias de hoje cego e, encontra-se nos arredores de uma cidade (adjacente ao beco) mendigando. As perguntas que prevaleceram durante muito tempo naquele recôndito beco foram: o que será ou seria no seu interior a figura exteriormente ilustrada por aquela que aparentava ser a princesa do beco? Quem será, de onde veio e para onde foi a mesma? O que será que o jovem teria visto? Será que as aparências realmente enganam?
O que você pensa sobre isso?
E eu continuo me perguntando, ainda és um juiz das aparências? Ainda criticas as obras de Deus?

ser sabio

estou apenas testando